Acessibilidade / Reportar erro

Uso de diferentes matrizes na construção da curva padrão para a dosagem de paracetamol por espectrofotometria visível

RESUMO

Introdução:

A intoxicação aguda pelo paracetamol é confirmada pela determinação de seu nível sérico e permite avaliar o risco de hepatotoxicidade, que pode ser monitorado pelo nomograma Rumack-Matthew para a administração do antídoto N-acetilcisteína, bem como para o prognóstico da intoxicação.

Objetivos:

Diante de sua importância analítica, avaliamos a influência de diferentes matrizes (água ultrapura, soro e plasma) na construção da curva de calibração do paracetamol, visando diminuir o custo analítico e facilitar a sua implantação em laboratórios clínicos e de urgência.

Material e métodos:

Obtivemos uma solução estoque padrão de paracetamol de 1 mg ml-1, da qual originaram diluições apropriadas para se obter as concentrações de 20, 50, 100, 150, 200, 250 e 300 mg l-1 com as diferentes matrizes, em triplicata, com leituras em espectrofotômetro a 430 nm, sendo reproduzidas após três meses. Os resultados foram analisados estatisticamente (p < 0,05).

Resultados e discussão:

Nas boas práticas de laboratório, inclui-se o refazimento da curva de calibração quando os reagentes estoques são refeitos visando ao reajuste da equação de reta indicado por um instrumento de medição. As amostras biológicas indicadas como matrizes em uma curva de calibração são, usualmente, soro e plasma. Porém, esses produtos biológicos quando adquiridos comercialmente são de custo elevado. A água ultrapura pode substituir soro e plasma na curva de calibração do paracetamol em função da linearidade da curva, a qual mostrou a mesma linha de tendência para as três matrizes.

Conclusão:

As três matrizes podem ser utilizadas na construção da curva de calibração do paracetamol, mas o uso de água ultrapura diminui os custos da análise.

Unitermos:
analgésicos; anti-inflamatórios; antipiréticos; acetaminofeno; espectrofotometria UV-Vis

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br