Acessibilidade / Reportar erro

Meningiomas e microambiente tumoral: expressão de PD-L1 e interferon gama no prognóstico

RESUMO

Introdução:

Os meningiomas são os tumores intracranianos mais comuns em adultos. Um dos mecanismos utilizados por células tumorais para escapar da morte por células imunes é interferir em checkpoints imunológicos, impedindo, assim, o estabelecimento de resposta imune adequada. Seguindo esse conceito, um alvo promissor para uma terapia imunomoduladora é o bloqueio do eixo de morte celular programada 1 (PD-1)/ligante de morte celular programada 1 (PD-L1), conhecido por ser crucial para mecanismos de escape imune. O interferon gama (IFN-γ) se relaciona com a expressão de PD-L1, sendo produzido por células T ativadas; pode promover a hiper-regulação da expressão de PD-L1 em células tumorais.

Métodos:

Estudo de coorte transversal retrospectivo que analisou 93 pacientes diagnosticados com meningioma de diversos graus. Reações imuno-histoquímicas das proteínas PD-L1 e do IFN-γ foram realizadas.

Resultados:

Este estudo não detectou imunoexpressão de PD-L1 em nenhum dos 93 casos analisados. A expressão de PD-L1 em células de meningioma e seu papel potencial na imunossupressão local não estão totalmente estabelecidos, e a indicação de terapia anti-PD-L1 como tratamento alternativo para meningiomas ainda é controversa.

Conclusão:

A imunoexpressão de IFN-γ relacionou-se com menores taxas de recidiva tumoral e maior tempo de sobrevida livre de progressão de doença. Constatou-se ainda relação com ausência de pleomorfismo, melhor diferenciação e menor grau tumoral para este marcador.

Unitermos:
meningioma; microambiente tumoral; prognóstico

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br