Acessibilidade / Reportar erro

Microscopia direta de amostra de escarro concentrado em água sanitária para diagnóstico de tuberculose pulmonar

RESUMO

INTRODUÇÃO:

A tuberculose pulmonar causada por Mycobacterium tuberculosis é um grave problema de saúde pública que afeta mundialmente milhões de indivíduos. O desenvolvimento de métodos de diagnóstico fáceis e de baixo custo é essencial para o controle da doença nas áreas rurais remotas e de pobreza e entre os grupos vulneráveis.

OBJETIVO:

Avaliar a acurácia dos métodos laboratoriais para o diagnóstico de tuberculose pulmonar.

MATERIAL E MÉTODOS:

As amostras de escarro de pacientes com sinais e sintomas clínicos foram analisadas por microscopia após tratamento químico e sedimentação espontânea e comparadas com métodos empregados rotineiramente: baciloscopia direta do escarro, cultura e GeneXpert® MTB/RIF.

RESULTADOS:

Das amostras analisadas, 16% foram positivas por microscopia nas amostras processadas; 18%, por cultura e Xpert® MTB/RIF; e 13%, por microscopia direta. As amostras processadas apresentaram um aumento de 31% de positividade (57 amostras) em relação à microscopia direta convencional. Na análise dos métodos avaliados, todos os resultados foram estatisticamente significativos, comprovando que não eram positivos ou negativos aleatoriamente e confirmando que há uma tendência para esses resultados.

CONCLUSÃO:

O tratamento químico e a sedimentação espontânea das amostras de escarro representam uma ferramenta diagnóstica eficaz nas situações em que tecnologias mais avançadas não são viáveis. Além da maior precisão e maior detecção de casos positivos em relação ao esfregaço direto, o procedimento reforça a biossegurança, diminuindo os riscos de contaminação aérea por Mycobacterium tuberculosis para profissionais de laboratório

Unitermos:
Mycobacterium tuberculosis; diagnóstico de tuberculose; escarro processado; método de microscopia com água sanitária

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br