Acessibilidade / Reportar erro

Contagem de reticulócitos por citometria de fluxo utilizando acridine orange: validação de um novo protocolo

Introdução:

Atualmente, a contagem de reticulócitos representa um desafio para os laboratórios clínicos no Brasil, principalmente os de pequeno e médio porte, nos quais ainda se utiliza o método manual. Este método apresenta algumas limitações, classificando-se como tedioso, demorado e de baixa precisão.

Objetivos:

O presente estudo desenvolveu e avaliou o desempenho de um novo protocolo laboratorial para contagem de reticulócitos por citometria de fluxo (CF) utilizando acridine orange (AO) como corante, visando padronizar um protocolo preciso, de fácil e rápida execução e custo acessível. Após a padronização do novo protocolo desenvolvido (CF/AO), fez-se a comparação com o método manual. Os resultados foram analisados de acordo com recomendações do National Committee for Clinical Laboratory Standards (NCCLS), atualmente Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI), para avaliar a intercambialidade entre os métodos, por meio da análise de regressão linear e teste t pareado, além de outros testes de controle de qualidade.

Conclusão:

Diante dos resultados obtidos referentes à correlação entre os métodos e os testes voltados ao controle de qualidade, pode-se admitir que o CF/AO estabelecido para contagem de reticulócitos possui vantagens inegáveis quando comparado com o método manual.

métodos de contagem de reticulócitos; citometria de fluxo; acridine orange; contagem manual de reticulócitos


Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br