Acessibilidade / Reportar erro

Interferência dos medicamentos nos exames laboratoriais

RESUMO

Objetivo:

Realizar um levantamento sobre a interferência dos medicamentos nos exames laboratoriais.

Métodos:

Utilizamos a Relação Municipal dos Medicamentos Essenciais (Remune) de um município de médio porte do estado de Minas Gerais e as seguintes fontes de informações: Dynamed, Micromedex® e Nursing Reference Center.

Resultados:

Observamos que a maioria (67,7%) dos medicamentos da Remune pode interferir em um ou mais exames laboratoriais; entre eles, as principais classes de medicamentos são os diuréticos, betabloqueadores, betalactâmicos, sulfonamidas, macrolídeos, antidepressivos tricíclicos e antidepressivos inibidores seletivos da recaptação de serotonina.

Conclusão:

É muito importante divulgar o conhecimento a respeito dessas interferências para que os profissionais da área da saúde possam identificar as possíveis alterações nos exames, reduzindo erros analíticos e diagnósticos e monitoramentos equivocados. Portanto, faz-se necessária a educação continuada sobre as interferências de medicamentos nos exames laboratoriais.

Unitermos:
medicamentos genéricos; técnicas de laboratório clínico; erros de diagnóstico

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br