Acessibilidade / Reportar erro

Detecção de hemoglobinopatias por meio de um programa institucional de triagem neonatal na Colômbia

RESUMO

Introdução:

As hemoglobinopatias são doenças genéticas comuns em todo o mundo e representam um problema de saúde pública. Na Colômbia, embora existam áreas geográficas com maior risco de apresentá-las, não há programas de triagem nem estudos para estabelecer sua prevalência na população.

Objetivo:

Estabelecer a prevalência de variantes de hemoglobina (Hb) na população pertencente ao programa de triagem neonatal da Clínica Colsanitas S.A. entre junho de 2000 e dezembro de 2014, em oito cidades do país.

Métodos:

Estudo transversal retrospectivo. Os registros do programa de triagem neonatal das hemoglobinopatias foram revistos para a informação dos resultados de eletroforese de hemoglobina em pH alcalino, praticada no sangue dos recém-nascidos com idades compreendidas entre 5-15 dias.

Resultados:

A prevalência geral de Hb anormal foi de 1,3%. Dentro dos grupos de recém-nascidos afetados com qualquer hemoglobinopatia (n = 400), as hemoglobinas anormais estruturais mais frequentes foram hemoglobina S (HbS) (43%), hemoglobina C (HbC) (9%) e Hb rápida (8%). Para as Hb quantitativas, o aumento da hemoglobina A2 (HbA2) foi de 3,7%, e a hemoglobina A (HbA) aumentada permaneceu ligeiramente elevada em 14,7% casos. A frequência de homozigotos para HbS foi de 0,01%. Barranquilla, Cartagena e Cali foram as cidades com maior frequência de hemoglobinopatias. Não houve associação entre sexo e presença de algum tipo de Hb.

Discussão e conclusão:

A prevalência global de hemoglobinopatias em nosso estudo foi alta (> 1%) de acordo com os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS). Portanto, há a necessidade de implementação de programas de triagem neonatal com maior cobertura nacional para as hemoglobinopatias.

Unitermos:
hemoglobinopatias; anemia falciforme; doença da hemoglobina C; hemoglobinas anormais; triagem neonatal

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br