Acessibilidade / Reportar erro

Correlação clínica entre a metodologia Point-of-care testing e o diagnóstico laboratorial tradicional na dosagem do perfil lipídico de pacientes atendidos em consultórios médicos

RESUMO

Introdução:

Níveis plasmáticos elevados de lipídios são considerados como principal fator de risco modificável para a doença cardiovascular. A metodologia Point-of-care testing (POCT) fornece resultados rápidos e permite antecipar o diagnóstico e o tratamento.

Objetivo:

Comparar os resultados do perfil lipídico obtidos pelo POCT e pelo laboratório convencional.

Métodos:

Foram coletadas amostras em jejum de 111 pacientes que procuraram, por qualquer motivo, os consultórios médicos privados participantes desta pesquisa. As amostras de sangue total da punção capilar foram analisadas no equipamento CardioChek® PA (CCPA) e as de sangue da punção venosa, coletadas e analisadas em laboratórios clínicos (LAB) que apresentam controle de qualidade interno e externo, com certificação. Os valores médios de cada variável do perfil lipídico obtidos pelo CCPA e pelo LAB foram calculados. Regressão linear foi utilizada para determinar a existência de correlação entre os dois métodos.

Resultados:

Observamos correlação positiva entre os valores obtidos pelo CCPA e pelo LAB para todas as variáveis do perfil lipídico. Nossos dados, extraídos do uso rotineiro do CCPA em consultórios médicos privados, suporta substancial contribuição da metodologia POCT na detecção dos principais fatores de risco cardiovascular.

Conclusão:

O analisador POCT CCPA configura-se como uma ferramenta de fácil operação, com performance analítica adequada e excelente correlação com os resultados do método laboratorial convencional, portanto confiáveis.

Unitermos:
lipídios; testes laboratoriais remotos; doenças cardiovasculares

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br