Acessibilidade / Reportar erro

Primeira detecção de metalobetalactamases em isolados nosocomiais de Pseudomonas aeruginosa em Alagoas, Brasil

RESUMO

Introdução:

Pseudomonas aeruginosa é a principal causa de infecções oportunistas em seres humanos, e a escolha de agentes antimicrobianos eficazes para controlar essa bactéria tem sido limitada, principalmente devido à sua capacidade de produzir metalobetalactamases (MβL), enzimas capazes de inativar muitos antimicrobianos por meio de hidrólise.

Objetivo:

Este estudo objetivou detectar a presença de cepas de P. aeruginosa multirresistentes e os genes codificadores de MβL (blaSPM, blaIMP e blaVIM) em isolados nosocomiais em Maceió (AL).

Métodos:

Os isolados foram coletados de quatro instituições públicas/hospitais em Maceió, e as culturas foram identificadas por métodos convencionais. A sensibilidade aos antibióticos foi determinada pelo método de disco-difusão de acordo com o Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI), e a reação em cadeia da polimerase (PCR) utilizada para identificar a presença de genes que codificam MβL - blaSPM, blaIMP e blaVIM.

Resultados

Quarenta e três cepas de P. aeruginosa foram multirresistentes entre os 85 isolados nosocomiais identificados (50,6%); destes, 79,1% e 20% foram resistentes aos carbapenêmicos (imipenem e meropenen) e ao aztreonam, respectivamente. A PCR foi realizada em isolados suscetíveis ou resistentes, e nós identificamos nove (20,9%) cepas multirresistentes com gene blaSPM, enquanto apenas uma possuía blaIMP e nenhuma blaVIM positiva foi encontrada.

CONCLUSÃO:

A produção de MβL é um importante mecanismo de resistência aos carbapenêmicos e a outros betalactâmicos entre cepas de P. aeruginosa nas amostras avaliadas. Relatamos a primeira identificação de genes codificadores de MβL em P. aeruginosa de ambiente hospitalar de Maceió, uma nova visão para a epidemiologia de MβL na região Nordeste do Brasil.

Unitermos:
Pseudomonas aeruginosa; carbapenêmicos; betalactamases

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br