Acessibilidade / Reportar erro

Incidência de Chlamydia trachomatis detectada por PCR em amostras endocervicais de mulheres em Lages, Santa Catarina, Brasil

RESUMO

Introdução:

Chlamydia trachomatis é um dos principais agentes causadores de infecções sexualmente transmissíveis (IST) em homens e mulheres, porém, o maior impacto da infecção ocorre no sistema reprodutivo das mulheres, ocasionando, entre outros problemas, infertilidade.

Objetivo:

Estimar a incidência de C. trachomatis detectadas pela técnica da reação em cadeia da polimerase (PCR) em amostras endocervicais de mulheres em Lages, Santa Catarina, Brasil.

Métodos:

Estudo transversal descritivo quantitativo, realizado entre maio e novembro de 2017, com coleta de material endocervical de 126 mulheres atendidas em três unidades básicas de saúde e em um consultório médico ginecológico. As amostras de material endocervical foram avaliadas para diagnóstico de C. trachomatis pela técnica da PCR. Todas as participantes responderam a um questionário padrão do Sistema de Informação do Câncer (SISCAN) antes da coleta das amostras. Teste exato de Fischer e qui-quadrado foram utilizados para avaliar a associação entre a infecção e as variáveis do questionário.

Resultados:

Das 126 amostras endocervicais, 39,7% foram positivas para C. trachomatis. As participantes tinham idade média de 31,7 anos. Das 118 mulheres que não apresentaram alterações no colo do útero, 43 foram positivas para C. trachomatis, o que reforça o caráter assintomático da infecção. Não houve associação significativa entre a infecção endocervical por C. trachomatis e a idade, o uso de anticoncepcional, o tempo do último exame preventivo e os sinais de IST.

Conclusão:

A incidência de infecção por C. trachomatis no material endocervical dessas mulheres pode ser considerada elevada. Isso mostra a importância de medidas para esclarecimento e prevenção dessa importante IST.

Unitermos:
Chlamydia trachomatis; diagnóstico; reação em cadeia da polimerase; doenças sexualmente transmissíveis; saúde pública

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br