Acessibilidade / Reportar erro

Lipoma de cavidade oral: um estudo de 101 casos em uma população brasileira

RESUMO

Introdução:

Lipomas são tumores benignos de tecido mole comumente encontrados no corpo humano. Embora comuns na região de cabeça e pescoço, são raros na região da cavidade oral, representando apenas 1% a 4% das lesões benignas manifestadas nessa cavidade.

Objetivo:

O presente trabalho tem como objetivo identificar as características clínicas e histopatológicas de lipomas de cavidade oral; os materiais coletados foram submetidos a análise histopatológica em um laboratório de patologia da cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil.

Métodos:

Dados referentes aos últimos 10 anos, como gênero, idade, localização anatômica, diagnóstico clínico e subtipos histopatológicos, foram coletados de todos os casos de lesões orais diagnosticados como lipoma e confirmados através de exames histopatológicos.

Resultados:

Durante o período avaliado, 101 casos foram diagnosticados como lipomas, representando 1,01% das biópsias de cavidade oral. O sexo feminino foi o mais acometido, com proporção homem/mulher de 1:1,8, e pico de incidência entre 50 e 70 anos de vida. A mucosa jugal foi a região anatômica mais afetada, seguida do lábio inferior. Lipoma clássico e fibrolipoma foram as variantes histológicas de lipoma mais encontradas na cavidade oral, com 64 casos de lipoma clássico e 29 de fibrolipoma. Outras variantes histológicas encontradas foram sialolipoma, angiolipoma, condrolipoma, mixolipoma e lipoma intramuscular.

Conclusão:

Os lipomas são lesões incomuns em cavidade oral e apresentam maior prevalência em mucosa jugal de adultos, com idades entre 50 e 70 anos, além de manifestarem predileção pelo sexo feminino.

Unitermos
lipoma; patologia; neoplasias bucais

Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, Rua Dois de Dezembro,78/909 - Catete, CEP: 22220-040v - Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 - 3077-1400 / 3077-1408, Fax.: +55 21 - 2205-3386 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: jbpml@sbpc.org.br