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Ensaio EPIC: impacto do programa de educação no controle de fósforo sérico em pacientes com DRC 5D em hemodiálise

Resumo

Introdução:

nos pacientes com insuficiência renal crônica no estágio 5D (DRC 5D), o incentivo à adesão ao tratamento pelos profissionais de saúde é um desafio clínico significativo.

Objetivos:

Este estudo avalia o impacto de um programa de educação nutricional em hiperfosfatemia, utilizando o modelo transteórico de mudança de comportamento (TMBC).

Casuística e métodos:

estudo prospectivo de intervenção que incluiu 179 pacientes com DRC 5D com hipofosfatemia. O programa educacional de 4 meses ocorreu durante as sessões de diálise. Os dados demográficos e laboratoriais foram avaliados, enquanto o TMBC foi utilizado tanto antes, quanto após a intervenção.

Resultados:

132 pacientes apresentaram variação positiva e redução significativa nos níveis de fosfato, enquanto 47 pacientes apresentaram variação negativa e pouca redução nos níveis de fosfato. Mudanças positivas foram identificadas em diferentes níveis de alfabetização. 117/179 participantes foram submetidos a tratamento contínuo com sevelamer ao longo do estudo. Tivemos 61 pacientes com hormônio paratireoidiano intacto (iPTH) < 300 pg/ml que apresentaram redução do nível de fosfato, enquanto 118 pacientes com iPTH > 300 pg/ml também mostraram uma diminuição nos níveis de fosfato.

Conclusões:

os programas de educação nutricional podem produzir excelentes resultados quando adequadamente empregados. Um programa de educação pode ser efetivo em diferentes níveis de alfabetização.

Palavras-chave:
educação; hemodiálise; hiperfosfatemia

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