Acessibilidade / Reportar erro

Pielonefrite xantogranulomatosa em paciente pediátrico

Resumo

Introdução:

A pielonefrite xantogranulomatosa consiste em um processo infeccioso e inflamatório crônico do parênquima renal, variante da pielonefrite obstrutiva crônica. É mais prevalente em adultos na meia-idade, de ocorrência rara em pacientes pediátricos, com menos de 300 casos relatados em pediatria no mundo.

Relato:

Pré-escolar de 2 anos e 11 meses, do sexo masculino, com quadro de 2 meses de distensão e aumento da temperatura abdominal e palidez intensa, associado a anemia microcítica refratária ao uso de sulfato ferroso. Apresentava ainda, havia 1 semana da internação, abaulamento em região do flanco esquerdo e massa palpável, de consistência endurecida. Exames de imagem (ultrassonografia e tomografia) revelaram aumento global do rim esquerdo, destruição do parênquima renal e intensa dilatação calicial formando o sinal da "pata de urso", com presença de cálculo coraliforme em pelve. Submetido a tratamento com antibioticoterapia e nefrectomia total, com produto enviado para anatomopatológico.

Discussão:

Doença de incidência incerta na faixa pediátrica, a pielonefrite xantogranulomatosa é mais prevalente no sexo masculino na infância e acomete principalmente o rim esquerdo, estando frequentemente associada à presença de cálculos. Clinicamente apresenta-se como quadro arrastado de sintomas inespecíficos, sendo os mais comuns distensão abdominal e astenia. Laboratorialmente, apresenta-se com anemia microcítica, leucocitose, trombocitose e aumento de provas inflamatórias, piúria, hematúria e proteinúria, além de crescimento bacteriano em cultura de urina. O diagnóstico é anatomopatológico, porém pode ser sugerido pela tomografia computadorizada com contraste, que tem como sinal clássico a "pata de urso". O tratamento pode incluir nefrectomia e antibioticoterapia de amplo espectro.

Descritores:
Pielonefrite; Pielonefrite, Xantogranulomatosa; Cálculos, coraliformes; Criança; Pediatria

Sociedade Brasileira de Nefrologia Rua Machado Bittencourt, 205 - 5ºandar - conj. 53 - Vila Clementino - CEP:04044-000 - São Paulo SP, Telefones: (11) 5579-1242/5579-6937, Fax (11) 5573-6000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bjnephrology@gmail.com