Acessibilidade / Reportar erro

Bonding interactions of metal clusters [Mn (M= Cu, Ag, Au; n=1-4)] with ammonia. Are the metal clusters adequate as a model of surfaces?

Cálculos de densidade funcional (B3LYP/LANL2DZ) para clusters metálicos de amônia foram efetuados para obter comprimentos de ligação, modos de estiramento vibracional M-N, energias de ligação, cargas atômicas de Mulliken e potenciais adiabáticos de ionização. Os resultados indicam que átomos de cobre formam ligações mais intensas com amônia do que com prata ou ouro. A interação da ligação Ag n com amônia é a mais fraca de todos os sistemas. A ligação das moléculas de amônia à clusters metálicos é comparável à de sistemas piridina-Mn. Ambas moléculas apresentam uma interação dativa do par de elétrons isolado no átomo de nitrogênio. Cargas atômicas de Mulliken mostram uma pequena transferência de carga da molécula NH3 para o átomo metálico ou cluster, sugerindo a formação da ligação dativa. Depois da transferência de carga da molécula de amônia, os clusters metálicos sofrem uma redistribuição das cargas e isto pode ser importante na estabilização do sistema. Na superfície, a redistribuição de carga deve ser menos significativa. Nesse sentido, o uso de clusters metálicos como modelo de superfície pode ser um modelo inadequado.


Sociedade Brasileira de Química Instituto de Química - UNICAMP, Caixa Postal 6154, 13083-970 Campinas SP - Brazil, Tel./FAX.: +55 19 3521-3151 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: office@jbcs.sbq.org.br