Acessibilidade / Reportar erro

O fantasmagórico site de rede social: como o Snapchat está sendo apropriado para a circulação de conteúdo jornalístico1 1 Uma versão preliminar deste artigo foi apresentada no 14° Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor, realizado de 9 a 11 de novembro de 2016, na Unisul, em Palhoça (SC) - Brasil.

El sitio de redes sociales fantasmagórico: cómo Snapchat es asignado por el contenido periodístico de circulación

Resumo

Discutir como os veículos jornalísticos têm se apropriado do site de rede social (SRS) Snapchat para a circulação de conteúdo noticioso é o objetivo deste artigo. De caráter descritivo-analítico, o estudo utiliza como metodologia uma combinação de técnicas quantitativas e qualitativas (revisão de literatura, coleta de dados, descrição e análise). A investigação foi realizada a partir de publicações dos perfis do jornal The Washington Post e do portal de notícias UOL no Snapchat entre os dias 22 de junho e 05 de julho de 2016, e tem como base as noções de sites de redes sociais (BOYD; ELLISON, 2007, 2013; RECUERO, 2009) e de apropriações do Snapchat pelo jornalismo (BRADSHAW, 2016). A partir das categorias de análise criadas (periodicidade, tamanho, modalidade narrativa e formato), percebemos similaridades e particularidades nos conteúdos publicados na seção Stories, concluindo que se trata de uma ferramenta com potencial narrativo e de atrair novos públicos.

Palavras-chave
Jornalismo; Jornalismo digital; Circulação; Site de rede social; Snapchat

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) Rua Joaquim Antunes, 705, 05415-012 São Paulo-SP Brasil, Tel. 55 11 2574-8477 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: intercom@usp.br