Acessibilidade / Reportar erro

Estratégias mercadológicas do jornalismo regional: as mudanças empreendidas pelo Grupo Jaime Câmara1 1 Trabalho parcialmente apresentado no GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local em 2017, durante o XVII Encontro dos Grupos de Pesquisas em Comunicação, evento componente do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Nesse evento, o título do artigo foi “As mudanças no jornalismo de referência em Goiás: um estudo de caso do Grupo Jaime Câmara” e, após contribuições do grupo e novas coletas de dados, houve acréscimos na composição deste texto.

Estrategias mercadológicas del periodismo regional: los cambios emprendidos por el Grupo Jaime Câmara

Resumo

Esta pesquisa descreve as principais mudanças nas práticas jornalísticas do principal empreendimento privado de comunicação no Centro-Oeste brasileiro – o Grupo Jaime Câmara (GJC). Trata-se de um estudo de caso que analisou três produtos dessa organização: o telejornal Anhanguera 1ª Edição, o jornal tabloide Daqui e o jornal de referência O Popular; realizado entre agosto de 2016 e abril de 2017. A pesquisa apoiou-se em dados coletados de entrevistas com jornalistas e editores da empresa, além da análise de conteúdo de matérias publicadas e veiculadas pelo GJC. Os resultados confirmam o impacto da Internet na reconfiguração do trabalho jornalístico e do sistema de concorrência que se instalou diante de tantas ofertas informacionais à sociedade, mas apontam singluraridades quanto aos efeitos de certas estratégias mercadológicas.

Palavras-chave
Jornalismo regional; Telejornalismo; Jornalismo impresso; Mudanças no jornalismo; Estratégias mercadológicas

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) Rua Joaquim Antunes, 705, 05415-012 São Paulo-SP Brasil, Tel. 55 11 2574-8477 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: intercom@usp.br