Produção de conhecimento acadêmico: inclui-se todo o produto de trabalho, investigação e pedagogia do acadêmico, assim como suas condições laborais |
Tipos de produção e meios de divulgação |
Artigos de investigação, ensaio, entrevistas, palestras, estudos de caso, artigo de opinião, manuais etc. |
Contexto de produção |
Investigação financiada ou não, colaboração nacional/internacional, apoio institucional, cocitações etc. Cursos que ensina, grau, centro de pesquisa, existe uma instância na unidade acadêmica que arbitra a pesquisa etc. |
Medidas de avaliação da produção |
Exigências institucionais etc. |
Condições laborais |
Condições de trabalho |
CO – considerada como um subcampo acadêmico da Comunicação |
Temáticas de CO (Angel; Marroquín; Vásquez, 2017ANGEL, A.; MARROQUÍN, L.; VÁSQUEZ, C. O campo da comunicação organizacional na América Latina: uma revisão crítica de sua produção intelectual acadêmica. Organicom, v. 14, n. 26, p. 273-289, 2017.) |
Novas tecnologias, reputação, responsabilidade social/sustentabilidade, comunicação estratégica/comunicação política, publicidade e marketing, relações públicas, Dircom, cultura organizacional, comunicação corporativa |
Metáforas da CO (Putnam; Phillips; Chapman, 1986PUTNAM, L. L.; PHILLIPS, N.; CHAPMAN, P. Metaphors of communication and organization. In: CLEGG, S. R.; HARDY, C.; NORD, W. R. (ed.). Managing organizations: current issues. Thousand Oaks: SAGE Publications, 1999. p. 125-158.; Angel; Marroquín; Vásquez, 2017ANGEL, A.; MARROQUÍN, L.; VÁSQUEZ, C. O campo da comunicação organizacional na América Latina: uma revisão crítica de sua produção intelectual acadêmica. Organicom, v. 14, n. 26, p. 273-289, 2017.) |
Condução, lente, acoplamento, performance, símbolo, voz, discurso |
Discursos da CO (Deetz, 2001DEETZ, S. Conceptual foundations. In: JABLIN, F.; PUTNAM, L. L. (ed.). The new handbook of organizational communication. Thousand Oaks: Sage Publications, 2001.; Angel; Marroquín; Vásquez, 2017ANGEL, A.; MARROQUÍN, L.; VÁSQUEZ, C. O campo da comunicação organizacional na América Latina: uma revisão crítica de sua produção intelectual acadêmica. Organicom, v. 14, n. 26, p. 273-289, 2017.) |
Normativo, interpretativo, crítico, dialógico, constitutivo |
Status da CO: institucionalidade, reconhecimento de pares, etc. (Bourdieu, 1984BOURDIEU, P. Cuestiones de sociología. Madrid: Itsmo, 1984.) |
Nível de ensino (pós-graduação, mestrado), disciplina específica, pesquisa na área, membro de uma associação de CO |
Perspectiva latino-americana |
Tradição crítica aos estudos de comunicação latino-americanos. |
Características da tradição LA de CO (Marques de Melo, 1999MARQUES DE MELO, J. Paradigmas da escola latino-americana de comunicação. Revista Latina de Comunicación Social, n. 19, p. 1-11, 1999.; Vásquez; Marroquín; Angel, 2018VÁSQUEZ, C.; MARROQUÍN, L.; ANGEL, A. In search of a latin american approach to organizational communication: a critical review of scholarship (2010-2014). Communication Theory, v. 28, n. 2, p. 155-179, 2018.) |
Mestiçagem teórica, hibridização metodológica, posicionamento, consideração de dimensões extranacionais ou regionais (LA); papel ético e político do investigador como agente de mudança, orientação para a prática |
Meios de enunciação (Villanueva, 2016VILLANUEVA, E. T. La comunicación en clave latinoamericana. Chasqui. Revista Latinoamericana de Comunicación, n. 132, p. 23-36, 2016.) |
Particularidades nacionais (locais) e contemporâneas (Navarro, 1999NAVARRO, R. F. La investigación de la comunicación en América Latina: condiciones y perspectivas para el siglo XXI. Oficios Terrestres, n. 56, p. 52-67, 1999.) |
Epistemologias do Sul (Santos, 2011SANTOS, B. S. Epistemologías del Sur. Revista Internacional de Filosofía Iberoamericana y Teoría Social, Utopía y Praxis Latinoamericana, n. 54, p. 17-39, 2011.) |
Saberes locais, epistemicídio, multiculturalidade, apropriação/dominação cultural. |
Objetivos gerais da investigação 1. Mapear a produção de conhecimento acadêmico sobre CO na América Latina. 2. Estabelecer critérios científicos e marcos analíticos que correspondam à realidade do contexto de produção de conhecimento acadêmico de CO na América Latina para avaliar a produção detectada. 3. Explorar a tese de que existe uma perspectiva de CO latino-americana. |