Acessibilidade / Reportar erro

Representações LGBTQIA+ em estudos publicitários: um olhar sobre a produção científica brasileira do Intercom, Compós e Pró-Pesq PP de 2000 a 20201 1 Este artigo é uma versão revisada, atualizada e ampliada dos trabalhos apresentados no 43.º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) e no Congresso Internacional Media Ecology and Image Studies, no final de 2020. As discussões desses textos preliminares não contemplam em suas análises os artigos publicados nos anais do Congresso Intercom, que ocorreu entre 1 a 10 dezembro 2020. Os referidos trabalhos também não apresentam reflexões analíticas direcionadas distintamente por evento.

Representaciones LGBTQIA + en estudios publicitarios: una mirada a la producción científica brasileña de Intercom, Compós y Pró-Pesq PP de 2000 a 2020

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar e discutir os resultados de uma análise realizada sobre o desenvolvimento da produção científica de estudos comunicacionais no Brasil, entre 2000 e 2020, que aborda as representações LGBTQIA+ na publicidade. Como fontes são considerados os trabalhos publicados nos anais de três importantes eventos nacionais do campo das Ciências da Comunicação, a saber: o Intercom / Divisão Temática (DT) 2 - Publicidade e Propaganda; o Pró-Pesq PP; e o Compós. Dos 4.902 artigos, que integram os referidos anais, foram identificados, selecionados e analisados 38 (0,78%) textos pertinentes. Os resultados compartilhados neste trabalho delineiam um quadro informativo, que destaca os aspectos teóricos, abordagens metodológicas, entre outros, e ressalta alguns caminhos e desafios a serem acolhidos em estudos futuros.

Palavras-chave
Publicidade; Representações; LGBTQIA+; Pesquisa científica

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) Rua Joaquim Antunes, 705, 05415-012 São Paulo-SP Brasil, Tel. 55 11 2574-8477 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: intercom@usp.br