Acessibilidade / Reportar erro

A produção da juventude empreendedora na mídia de negócios: discurso, cultura empreendedora e inspiração1 1 Versão modificada e ampliada de trabalho apresentado no XV Congreso de la Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación, realizado entre os dias 9 e 13 de novembro de 2020, na Universidad Pontificia Bolivariana, Medellín, Colômbia (virtual).

La producción de la juventud emprendedora en los medios de negocios: discurso, cultura emprendedora e inspiración

Resumo

A revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios (PEGN), da editora Globo, é uma mídia de negócios, que se define como a “a maior e mais importante comunidade de empreendedores do Brasil”. Este trabalho tem o objetivo de investigar as concepções de juventude empreendedora presentes em reportagens publicadas no site do veículo, em 2018 e 2019. Por meio da Análise do Discurso, encontramos três grandes eixos semânticos, que estruturam as narrativas. Eles mostram o jovem como um empreendedor que inspira a sociedade; como aquele em que devemos investir, para que o país possa se desenvolver por meio de suas ações empreendedoras; e aquele que transforma a própria juventude em empreendimento. Tais representações são apresentadas na maior parte das vezes como casos de sucesso, ou, quando os erros aparecem, eles surgem para que sirvam à pedagogia empreendedora. O objetivo, em todos eles, é que a juventude brasileira seja unificada pelo ethos empreendedor.

Palavras-chave
Juventude; Cultura da inspiração; Empreendedorismo; Discurso; PEGN

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) Rua Joaquim Antunes, 705, 05415-012 São Paulo-SP Brasil, Tel. 55 11 2574-8477 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: intercom@usp.br