Acessibilidade / Reportar erro

Governança de sistemas de inovação transfronteiriços: um estudo de caso sobre o novo arranjo de pesquisa e inovação da região de tríplice fronteira (Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazú)

Governance of cross-border innovation systems: a case study on the new research and innovation arrangement of the triple border region (Foz do Iguaçu, Ciudad del Este and Puerto Iguazú)

Gobernanza de los sistemas de innovación transfronterizos: un estudio de caso sobre el nuevo acuerdo de investigación e innovación de la región de la triple frontera (Foz do Iguaçu, Ciudad del Este y Puerto Iguazú)

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar, sob a ótica da governança do Sistema Regional da Inovação Transfronteiriço (SRIT), a estrutura e as ações do NAPI Trinacional para o desenvolvimento da pesquisa e inovação na tríplice fronteira. Para isso, tornou-se necessário, primeiramente, identificar as características (escala geográfica, padrões estruturais e interações, estrutura e processos organizacionais, tomada de decisões, atores, temáticas e status legal) do NAPI Trinacional para pesquisa e inovação na região da tríplice fronteira; analisar o estágio de integração pela ótica do SRIT e também sugestionar modos para tal, e também contribuir com sugestões para a consolidação do NAPI Trinacional como uma estrutura de governança transfronteiriça para o desenvolvimento de pesquisa e inovação na região de tríplice fronteira. Para alcançar os objetivos almejados, fez-se um estudo de caso qualitativo, de natureza exploratória, com base em categorias de análise obtidas em levantamento teórico e em evidências empíricas obtidas por meio de documentos, entrevistas e observação participante. A partir disso identificou-se que o NAPI Trinacional é um arranjo de pesquisa e inovação para o desenvolvimento da região de tríplice fronteira entre Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazú, em parceria entre Brasil e França, juntamente com Argentina e Paraguai, com financiamento vindo da Fundação Araucária, ligada ao governo do Paraná, Brasil. Foram identificadas, como modo de governança multinível, três dimensões (institucional, técnico-institucional e técnico-operacional). Conclui-se que o NAPI Trinacional está no estágio semi-integrado em relação aos diferentes níveis de interação internacional transfronteiriços.

Palavras-chave:
desenvolvimento regional; sistemas de inovação; fronteiras; cooperação transfronteiriça

Universidade Católica Dom Bosco Av. Tamandaré, 6000 - Jd. Seminário, 79117-900 Campo Grande- MS - Brasil, Tel./Fax: (55 67) 3312-3373/3377 - Campo Grande - MS - Brazil
E-mail: suzantoniazzo@ucdb.br