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Ilha do Desterro, Volume: 77, Publicado: 2024
  • INTERNACIONALIZAÇÃO E TRADUÇÃO INSTITUCIONAL NA UFSC: CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE UNIVERSITÁRIA EM LÍNGUA INGLESA Estudos Linguísticos: Artigo

    Michels, Paula E.; Fernandes, Lincoln P.

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo relata o processo de construção da identidade internacional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a partir do trabalho de Tradução Institucional realizado pelo Serviço de Tradução da Secretaria de Relações Institucionais (SINTER). Apresentamos as ações realizadas entre 2016 e 2022 que contribuíram para ampliar e uniformizar a comunicação institucional em língua inglesa e dar maior visibilidade à instituição no cenário global. Dentre elas, destacam-se: a tradução de websites institucionais; a disponibilização de um glossário português-inglês, contendo termos relevantes da estrutura acadêmica e administrativa da UFSC; e a elaboração de um guia de redação em língua inglesa. Essas e outras ações complementares buscaram aproximação com a comunidade universitária, unindo-se aos esforços do processo de internacionalização transversal em curso na UFSC.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this article is to report the process of building the international identity of Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), focusing on the Institutional Translation work carried out by its Translation Service at the International Relations Office (SINTER). We present the actions carried out between 2016 and 2022 that have contributed to expanding and standardizing institutional communication in English and giving greater visibility to the institution in the global scenario. Among such actions, we would like to highlight: the translation of institutional websites; the compilation of a Portuguese-English glossary, containing terms relevant to UFSC academic and administrative structure; and the creation of a writing guide in English. These and other complementary actions sought to approach the university community, joining efforts for the process of Comprehensive Internationalization underway at UFSC.
  • OSCAR WILDE: DOS ESTUDOS CLÁSSICOS À CRÍTICA COMO ARTE Estudos Literários E Culturais: Artigo

    Waki, Fábio

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo examina os cadernos que Oscar Wilde utilizou para seus estudos no curso de Literae Humaniores na Universidade de Oxford e os conecta às suas obras de maturidade para esclarecer alguns aspectos da influência da literatura grega antiga sobre sua concepção moderna de crítica de arte. Mais especificamente, este artigo esclarece como ele se valeu de certas ideias elaboradas por seus precursores—como a de crítica elaborada por Matthew Arnold, a de crítica impressionista elaborada por Walter Pater e a da regência de uma arte canônica elaborada por John Addington Symonds—para substanciar uma proposta bastante ousada à intelectualidade e ao meio cultural vitorianos: a de que na modernidade vitoriana o crítico deve ser elevado à condição de artista e sua crítica à condição de arte por sua própria conta.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article examines the notebooks that Oscar Wilde kept for his Literae Humaniores studies at the University of Oxford and connects them to his maturity works to explain some of the aspects of the influence of Ancient Greek Literature on his modern conception of art criticism. Specifically, this article explains how he exploited certain ideas formulated by his precursors—such as Matthew Arnold’s idea of criticism, Walter Pater’s idea of impressionistic criticism, and John Addington Symonds’ idea of the regency of a canonical art—to substantiate a bold proposal to Victorian intelligentsia and cultural circles: namely, that, in Victorian Modernity, the critic should be raised to the condition of artist and her criticism to the condition of an art in itself.
  • A ESTRADA DO MEDO: MOBILIDADE E TRAUMA NO ROAD NOVEL SING, UNBURIED, SING, DE JESMYN WARD Estudos Literários E Culturais: Artigo

    Silva, Mirian Cardoso da

    Resumo em Português:

    Resumo O gênero road novel, estabelecido a partir de Jack Kerouac com a publicação de On the road (1957), tem por principal característica a narrativa da viagem das personagens, com foco no deslocamento. Em seus primórdios, era produzido por autoria masculina e abordava a trajetória de personagens, também masculinos, de um lado para o outro sem destino ou motivação certa. Contudo, contemporaneamente, cada vez mais mulheres tem se apropriado do gênero e o modificado, como em Sing, unburied, sing, de Jesmyn Ward, publicado em 2017. Assim, este texto tem como objetivo entender como os personagens vivenciam a viagem e como a mobilidade negra é tangenciada por construções sociais. O romance aponta para a dificuldade existente em relação à apropriação do espaço pelo corpo negro, cuja suposta noção de que o automóvel proporciona a todos a liberdade de deslocamento é constantemente questionada pelo medo presente dentro do carro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The road novel genre, established by Jack Kerouac with the publication of On the road (1957), has as its main characteristic the narrative of the characters' journey, focusing on displacement. In its beginnings, the genre was produced by male authors and it was about the trajectory of the characters, also male, from one side to the other without a certain destination or motivation. However, nowadays, more and more women have appropriated the genre and modified it, as in Sing, unburied, sing, by Jesmyn Ward, published in 2017. Thus, this text aims to understand how the characters experience the journey and how black mobility is influenced by social constructions. The novel points to the difficulty that exists in relation to the appropriation of space by the black body, whose supposed notion that the automobile provides everyone with freedom of movement is constantly questioned by the fear present inside the car.
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