Acessibilidade / Reportar erro

Interações telecolaborativas na aprendizagem de línguas estrangeiras: foco no uso dos recursos do aplicativo computacional Openmeetings

Telecollaborative interactions in the learning of foreign languages: focus on the use of the resources of a web conferencing software known as Openmeetings

Este artigo apresenta um recorte de um estudo realizado entre aprendizes brasileiros e seus parceiros alemães que interagiram, em um contexto virtual, para aprender línguas e para desenvolver um projeto relacionado à sustentabilidade ambiental. A investigação qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994) foi conduzida de agosto a dezembro de 2010. Os dados, coletados por meio de um aplicativo computacional denominado Openmeetings, foram analisados segundo, principalmente, as perspectivas teóricas da aprendizagem colaborativa de línguas e negociação (FIGUEIREDO, 2006; PICA, 1994) e aprendizagem de línguas em tandem/teletandem (BENEDETT I, 2010; TELLES, 2009a; VASSALO; TELLES, 2006, 2009). Os resultados discutidos, neste artigo, revelam como os interagentes congregam o uso dos recursos presentes noOpenmeetings e os associados a ele para auxiliar seus parceiros na aprendizagem de português e inglês, bem como para discutir assuntos relacionado à temática do projeto proposto.

Language learning; Openmeetings; Teletandem


Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Bloco B- 405, CEP: 88040-900, Florianópolis, SC, Brasil, Tel.: (48) 37219455 / (48) 3721-9819 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: ilha@cce.ufsc.br