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A MULHER NEGRA CRIADA NA AUSÊNCIA — dinâmicas de representação e a composição de elementos visuais de Rose Maxson em Fences

THE BLACK WOMAN CREATED IN ABSENCE — DYNAMICS OF REPRESENTATION AND THE COMPOSITION OF VISUAL ELEMENTS OF ROSE MAXSON IN FENCES

Resumo

Este artigo busca refletir sobre dinâmicas de relações entre representação e representatividade a partir da análise da composição visual da personagem Rose Maxson em Fences (2016), de August Wilson. As reflexões têm origem em pesquisa documental que examinou os elementos visuais — cabelo, maquiagem e figurino — que expressam a ideia de feminilidade e materializam a personagem, tanto no texto da peça teatral quanto em sua adaptação para o cinema, descrevendo semelhanças, diferenças e possíveis ausências de descrição de visualidade, analisando o conteúdo coletado segundo o conceito de Imagens de Controle, desenvolvido por Patricia Hill Collins. O estudo explora um campo de articulação entre linguagem e cultura, com foco em como produções textuais e audiovisuais constroem as imagens de personagens femininas negras, de forma a problematizar as relações entre a indústria cultural e o reforço de lugares sociais destinados a corpos racializados.

Palavras-chave
Caracterização; Imagens de Controle; Representação e representatividade; Mulheres Negras; Cinema

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