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O imaginário do cadáver em decomposição: das Danças macabras ao roman-charogne

The imaginary of the decaying corpse: from the Dance of Death to the roman-charogne

Resumo

A imagem do cadáver humano em seus processos de decomposição post-mortem se tornou parte das manifestações culturais e artísticas no Ocidente a partir do surgimento dos temas macabros na Baixa Idade Média, em especial nas "Danças Macabras", entre outros. Verdadeira obsessão medieval, o corpo em putrefação reapareceria como objeto estético na literatura de horror do Romantismo, que se convencionou denominar "gótica". Dentre essa produção, destaca-se o chamado "roman-charogne", gênero que abusava da referência macabra, explorando as características do cadáver decomposto de maneira sem antecedentes. O artigo busca levantar esses exemplares e problematizar a presença do morto putrefato neles, que responderia a demandas específicas de suas épocas.

Palavras-chave
Macabro; Danças Macabras; roman-charogne; Romantismo; História da morte

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