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Os limites do Realismo em The Mutilated, de Tennessee Williams: expressionismo e verfremdungseffekt

The Limits of Realism in The Mutilated, by Tennessee Williams: Expressionism and Verfremdungseffekt

Resumo

Este artigo inicia sua reflexão sobre a dificuldade de parcela da crítica em classificar a produção dramática de Tennessee Williams (1911-1983) sob termos rígidos, especialmente ao tentar vinculá-lo ao “Realismo”. Porém, a atenção às notas de produção de The Glass Menagerie (1944) - o manifesto do que o dramaturgo chama de Plastic Theatre - evidencia que o desejo do autor era o de afastar-se das convenções dramáticas do Realismo descritivo. Ao final, o estudo localiza em The Mutilated (1967), de Williams, o influxo de características caras ao Expressionismo e ao Verfremdungseffekt brechtiano, técnicas dramáticas que apontam para outra concepção de Realismo.

Palavras-chave:
Tennessee Williams; Realismo; Plastic Theatre; Expressionismo; Verfremdungseffekt

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