Acessibilidade / Reportar erro

Conhecimento fonológico e apropriação de róticos em inglês L2 por falantes nativos de português brasileiro

Phonological knowledge of rhotics in English L2 of brazilian speakers

Resumo

Este artigo discute a apropriação de róticos em inglês-L2 por falantes brasileiros. Os resultados obtidos indicam que a categoria dos róticos é rapidamente incorporada ao inglês-L2 de falantes brasileiros. Fatores como nível de proficiência, indivíduo (aprendiz) e item lexical têm impacto na apropriação da aproximante retroflexa. O fato da apropriação da aproximante retroflexa atingir rapidamente excelentes níveis em inglês-L2 de falantes brasileiros sugere que o ensino de pronúncia seja específico e não global. Baseado na perspectiva teórica fonológica dos Modelos Multirrepresentacionais (BYBEE, 2001, 2008, 2010; JOHNSON, 1997; PIERREHUMBERT, 2001, 2003) argumenta-se que o conhecimento gramatical é um construto dinâmico, entrelaçado por vários fatores linguísticos e não linguísticos.

Palavras-chave:
Rótico; Aproximante Retroflexa; Teoria de Exemplares; Modelos Multirrepresentacionais

Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Bloco B- 405, CEP: 88040-900, Florianópolis, SC, Brasil, Tel.: (48) 37219455 / (48) 3721-9819 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: ilha@cce.ufsc.br