Acessibilidade / Reportar erro

O entrelugar da tradução literária: as exigências do mercado editorial e suas implicações na formação de identidades culturais

The inbetween place of literary translation: publishing demands and their implications in the formation of cultural identities

Resumo

O presente artigo reflete sobre a tradução literária, considerando os efeitos advindos das necessidades do mercado editorial, que apontam o que deve ser traduzido e como, influenciando a formação de identidades culturais. Para tanto, serão discutidas questões teóricas sustentadas especialmente por Venuti (1995; 1998), Arrojo (1996), Katan (1999), Lefevere (2003) e Berman (2012). Cientes de que a tradução de um texto literário demanda do tradutor a aplicação de estratégias tradutórias que satisfaçam o mercado editorial, bem como o público alvo, tomamos por base o contexto anglo-americano, elaboramos uma reflexão para entender como se desenvolve a construção da imagem do "Outro" e como as relações de poder se realizam nas estruturas sociais a partir da tradução literária.

Palavras-chave:
Tradução Literária; Estratégias; Identidades Culturais; Mercado Editorial

Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Bloco B- 405, CEP: 88040-900, Florianópolis, SC, Brasil, Tel.: (48) 37219455 / (48) 3721-9819 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: ilha@cce.ufsc.br