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Construção colaborativa de um fluxo de atendimento a crianças e adolescentes expostos ao trabalho: aplicação do método de estimulação dupla* * Estudo foi parcialmente financiado pela Fundacentro e pela Fapesp.

Construcción colaborativa de un flujo de atención a niños y adolescentes expuestos al trabajo: aplicación del método de estimulación doble

Em Limeira, cidade do estado de São Paulo, Brasil, houve o reconhecimento da existência de trabalho infantil ligado ao setor de produção de bijuterias como problema de saúde pública. Uma das iniciativas da sociedade civil e entes governamentais foi a criação da Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil (Cometil), para coordenar o processo de atendimento integrado a crianças e adolescentes. O objetivo deste artigo é mostrar como ocorreu a construção de soluções integradas por meio da utilização do método de estimulação dupla usado na intervenção formativa (laboratório de mudança) aplicada na Cometil. Os dados para análise e identificação de ações agentivas e aprendizagem expansiva provêm da transcrição da discussão do caso de ingestão acidental de ácido por uma criança. Os resultados mostram que o método de estimulação dupla permitiu aos atores visualizar lacunas nos serviços prestados pela rede e desenhar novo fluxo de atendimento.

Acidente com ácido; Estimulação dupla; Aprendizado expansivo; Agência transformadora


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