Acessibilidade / Reportar erro

Tempo do Brasil traduzir para a prática o currículo Médico Baseado em Competência por meio de Atividades Profissionais Confiáveis (APCs) * * This article received financial support from the Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), from the research project under process number 2018 / 26011-2.

Tiempo de Brasil traducir a la práctica el Currículo Médico Basado en Competencia por medio de Actividades Profesionales Confiables (APCs)

As competências médicas apresentadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e as políticas de incentivo à formação de mais médicos popularizaram temas como aprendizado ativo e competência. Distorções na implementação curricular resultaram em abordagens fragmentadas e reprodutivas das práticas com distanciamento do processo de trabalho. Vários países ocidentais, ao buscarem o aprimoramento da Educação Médica Baseada em Competência, adotaram as Atividades Profissionais Confiáveis (APCs) na tradução bem-sucedida desse referencial para a prática clínica. Este estudo perspectivo apresenta as APCs no âmbito da educação médica brasileira como possível solução para a melhor efetivação do Currículo Médico Baseado em Competência (CMBC). O estudo descreve as APCs, de seu conceito à realização; provê subsídios para seu entendimento e análise de sua capacidade em mediar uma formação médica mais qualificada e responsiva às necessidades de saúde locais; e contribui com a literatura brasileira na área.

Competência clínica; Competência profissional; Currículo; Atividades profissionais confiáveis; Educação médica


UNESP Distrito de Rubião Jr, s/nº, 18618-000 Campus da UNESP- Botucatu - SP - Brasil, Caixa Postal 592, Tel.: (55 14) 3880-1927 - Botucatu - SP - Brazil
E-mail: intface@fmb.unesp.br