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Situated Learning Theory e as comunidades de prática: subsídios para a reabilitação social de pessoas com estomias* * O artigo é proveniente da tese qualificada no ano de 2022, intitulada “Avaliação do programa de assistência especializada às pessoas com estomias no Sistema Único de Saúde” no Programa de Enfermagem Fundamental, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo.

Situated Learning Theory y las comunidades de práctica: subsidios para la rehabilitación social de personas con estomias

Objetivou-se discutir trajetórias de aprendizagem situadas na reabilitação social em Comunidades de Prática (CoP) presenciais e on-line para pessoas com estomia. Foi realizada uma revisão narrativa compreensiva com linha temporal aberta e amostragem de 18 artigos internacionais. A interpretação culminou nos pilares conceituais da CoP em saúde partindo de identidades e trajetórias rumo à participação central, à perificidade legítima e à reificação; transferência educacional em cenários presenciais e on-line com artefatos; exemplos e dilemas de implantação de designers ou arranjos colaborativos para diversos tipos de adoecimento e premência da avaliação interprofissional da trajetória; e, por fim, sabendo da existência das comunidades éticas, foram propostos subsídios para comunidades de prática destinadas às pessoas com estomias no Sistema Único de Saúde, tencionando a participação social-cuidativa e a reabilitação.

Palavras-chave
Estomia; Estomaterapia; Sistema de aprendizagem em saúde; Aprendizado social; Reabilitação


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