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Compreensão sobre o adoecimento e o tratamento quimioterápico de crianças com câncer* * Este artigo é baseado na Dissertação de Mestrado de Guilherme Costa Lopes, intitulada “A compreensão da doença, do tratamento quimioterápico e as formas de enfrentamento de crianças com câncer”, defendida no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, em 2016.

Children with cancer’s understanding of illness and chemotherapy

Comprensión sobre la enfermedad y el tratamiento quimioterápico de niños con cáncer

Este estudo de abordagem qualitativa investigou como crianças com câncer compreendiam a doença e o tratamento. Quinze crianças com câncer, de 6 a 12 anos de idade, em tratamento quimioterápico ou finalizado há menos de cinco meses, foram entrevistadas sobre sua vivência em relação ao câncer e à quimioterapia. Para análise das entrevistas foi utilizado o método preconizado por Bardin. Identificou-se que as crianças conheciam seu diagnóstico e tinham percepção de sua gravidade. A quimioterapia foi associada à possibilidade de cura, mas crianças mais novas não compreendiam como um procedimento que gerava piora e mal-estar era a esperança de cura. Crianças mais velhas, com leucemia, relataram insegurança quanto à eficácia do tratamento. Ouvir as crianças fortaleceu a necessidade de envolvê-las nos procedimentos a fim de melhorar sua qualidade de vida.

Compreensão; Comunicação; Criança; Neoplasias; Terapêutica


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