Acessibilidade / Reportar erro

Jogos Didáticos no Ensino de Botânica: Enraizando e Batalha Algal.

Didactic games in the teaching of Botany: Enraizando and Batalha Algal.

RESUMO

A Botânica é negligenciada no ensino de Biologia para o ensino fundamental e médio. Dessa forma, o Projeto de Ensino Jogos Botânicos, do Laboratório de Sistemática e Evolução de Plantas da Universidade Federal de Pelotas, foi criado para abordar o ensino de Botânica de forma lúdica, buscando tornar os assuntos relacionados ao reino das plantas mais interessantes e próximos da comunidade. Nesse sentido, foram elaborados jogos didáticos com intuito de apresentar os assuntos de forma simples e atraente aos estudantes. O jogo Enraizando foi inspirado em um tabuleiro dinâmico de xadrez, tornando o ensino de fisiologia vegetal mais interessante aos alunos. Da mesma forma, o jogo Batalha Algal foi inspirado no jogo batalha naval, dinamizando os conteúdos referentes às algas. Este trabalho apresenta propostas didáticas no ensino de Botânica, a fim de auxiliar os professores, do ensino fundamental e médio, em uma transposição didática mais efetiva e de maneira lúdica.

Palavras-chaves:
Algas; estratégias de ensino; Fisiologia Vegetal; jogo de tabuleiro; metodologias ativas

Instituto de Pesquisas Ambientais Av. Miguel Stefano, 3687 , 04301-902 São Paulo – SP / Brasil, Tel.: 55 11 5067-6057, Fax; 55 11 5073-3678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: hoehneaibt@gmail.com