Acessibilidade / Reportar erro
História (São Paulo), Volume: 22, Número: 1, Publicado: 2003
  • Apresentação

  • A fotomontagem como função política História E Outras Linguagens

    Fabris, Annateresa

    Resumo em Português:

    O movimento dadá em Berlim distingue-se por um projeto de intervenção política, em sintonia com a orientação ideológica de vários de seus integrantes. Entre estes pode ser destacado John Heartfield, interessado, desde 1915, em desenvolver uma linguagem ao mesmo tempo moderna e acessível a um público de massa. Para tanto, lança mão da fotografia nas capas executadas para a editora Malik e é responsável pelo desenvolvimento da fotomontagem política, que divulga sobretudo numa revista do Partido Comunista Alemão, o Arbeiter Illustrierte Zeitung.

    Resumo em Inglês:

    The main feature of Berlin Dada is a project of political intervention, attuned to the ideological orientation of many of its members. Among them we can distinguish John Heartfield, who since 1915 looks for a language both modern and accessible to a mass audience. Therefore Heartfield makes use of photography in the bookcovers for Malik Verlag and is responsible for the development of political photomontage, published mainly in a magazine of the German Communist Party, Arbeiter Illustrierte Zeitung.
  • Da fantasia à História: folheando páginas revisteiras História E Outras Linguagens

    Martins, Ana Luiza

    Resumo em Português:

    Este texto trata do uso da revista como fonte histórica, procurando apontar suas características de documento múltiplo para recuperação da História, insistindo na necessidade preliminar de sua crítica exaustiva, em função do caráter mercantil e/ou ideológico que preside tais publicações. Concomitantemente, levanta dois aspectos que demandam análise apurada: a segmentação que preside o periódico e que define sua linha editorial e as ilustrações que o compõe, sem perder de vista as seções que conformam a publicação. Toma como exemplo revistas paulistanas de 1890 a 1920.

    Resumo em Inglês:

    This article deals with the use of magazines as sources of History, trying to point out its characteristics as a multiple document serving to recover history, also stressing the need of a preliminary, exhaustive critical evaluation, due to the mercantile and/or ideological nature of these publications. Concomitantly, the paper reveals two aspects that deserve an accurate study involving the magazines: the target reading population, which defines its editorial line, and the illustrations, important part of its core, not forgetting to mention the specific sections that complete the publications. The examples studied are magazines issued in São Paulo City, within the period 1890/1920.
  • A invenção do Brasil como terra do samba: os sambistas e sua afirmação social História E Outras Linguagens

    Paranhos, Adalberto

    Resumo em Português:

    Como numa corrida de obstáculos, o samba percorreu caminhos acidentados até ser reconhecido pelas instâncias de legitimação do Estado como símbolo nacional. Nesse processo os compositores e intérpretes do samba urbano carioca jogarão um papel decisivo. Este artigo busca aclarar alguns aspectos pouco estudados das marchas e contramarchas que assinalaram a história do samba e sua passagem da condição de artefato cultural marginal à de portador da singularidade brasileira no campo musical.

    Resumo em Inglês:

    As in a race of obstacles, samba traveled across bumpy paths until it was recognized by legitimization instances of the State as a national symbol. Throughout this process, the samba composers and interpreters of urban Rio samba played a decisive role. This article searches to clarify some hardly studied aspects of the marches and counter-marches which marked the history of samba and its passage from culturally marginal artifact to the bearer of Brazilian singularity in the musical field.
  • Hoje preciso refletir um pouco: ser social e tempo histórico na obra de Chico Buarque de Hollanda 1971/1978 História E Outras Linguagens

    Napolitano, Marcos

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa a relação entre o ser social e o tempo histórico em cinco canções compostas por Chico Buarque de Hollanda durante os anos 70, em plena vigência do regime militar no Brasil. Nossa perspectiva é a de que a obra deste compositor revela uma singular articulação entre aquelas duas categorias, expressando várias formas de consciência crítica em relação à experiência da opressão e do esvaziamento do espaço público. Procuramos demonstrar, a partir dos exemplos musicais propostos, que Chico Buarque fez da relação tensa entre ser e tempo num contexto autoritário, a base de sua matéria poética e, desta forma, imprimiu um sentido político sui-generis para a sua obra, indo além dos limites da canção de protesto tradicional.

    Resumo em Inglês:

    This article analyses the connection between social being and historical experience focusing five songs composed by Chico Buarque de Hollanda in the 1970s, during Brazilian military regime. I argue that the songs of Chico Buarque express many forms of critical conscience about authoritarian experience and the closing of public sphere. In my point of view, Chico's poetical matter is precisely the tension relationship of being and time and, in that sense, overcame the traditional subjects of the protest songs.
  • A cena tropicalista no Teatro Oficina de São Paulo História E Outras Linguagens

    Patriota, Rosangela

    Resumo em Português:

    Este ensaio discutirá a trajetória do Teatro Oficina (São Paulo) durante um período da ditadura militar brasileira (1964-1972), de modo que se possa refletir sobre a historicidade de seus espetáculos e de diversos trabalhos artísticos denominados tropicalistas.

    Resumo em Inglês:

    This essay will discuss the trajectory of Teatro Oficina (São Paulo), during part of Brazilian military dictatorship (1964-1972), so that one can think about the historicity of its performances and many artistic works named tropicalists.
  • As encenações da História História E Outras Linguagens

    Schvarzman, Sheila

    Resumo em Português:

    A História foi um tema muito presente nos filmes brasileiros da década de 1990. Buscava-se, por seu intermédio, dar aos filmes prestígio e credibilidade, atraindo investidores para o seu financiamento, conforme as novas leis de incentivo à cultura. A História tornou-se alvo de interesse renovado com a proximidade das comemorações dos quinhentos anos do "descobrimento" do Brasil, e o cinema se encarregou de produzir filmes sobre momentos e personagens consagrados. Esse artigo procura analisar como a História foi encenada nesses filmes e o seu resultado.

    Resumo em Inglês:

    History has been a constant subject on Brazilian films during the last decade of the 20th century. Through the History, one tries to give credibility and prestige to the films, atracting investitors to financial then, according the new laws of culture incentive. History has became object of even more interest with the comemoration of five hundred years of arrived of Portuguese in Brazil, and the cinema has been encharged of production film about important moments and figures of the past times. This paper analyses how History was staging in these films and the results achieved.
  • A construção de uma Didática da História: algumas idéias sobre a utilização de filmes no ensino História E Outras Linguagens

    Abud, Katia Maria

    Resumo em Português:

    Desde as primeiras décadas do século XX, educadores preconizam a utilização do cinema como importante recurso didático no ensino de História, alguns ancorados na idéia de reprodução fiel do acontecimento passado. Mas, além disso, o cinema cria possibilidades de construção do conhecimento histórico escolar, pois o filme em sala de aula mobiliza operações mentais que conduzem o aluno a elaborar a consciência histórica, forma de consciência humana relacionada imediatamente com a vida humana prática, e que se constitui, em última instância, no objetivo maior do ensino de História.

    Resumo em Inglês:

    Since the first decades of the 20th century, educators advocate the utilization of cinema as an important didactic resource in the History teaching, some pointing out the idea of faithful reproduction of the past. Cinema creates possibilities to build the school historical knowledge, once the movie, seen in classroom, mobilizes mental operations that makes the student to elaborate the historical conscience, that is a way of human conscience immediately related with the practical human life, and that is, at least, the hugest objective of History teaching.
  • Um sopro de destruição: pensamento político e crítica ambiental no Brasil escravista (1786-1888) Resenhas

    Martinez, Paulo Henrique
  • Churchill Resenhas

    Tasinafo, Célio Ricardo
Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Campus de Assis, 19 806-900 - Assis - São Paulo - Brasil, Tel: (55 18) 3302-5861, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UNESP, Campus de Franca, 14409-160 - Franca - São Paulo - Brasil, Tel: (55 16) 3706-8700 - Assis/Franca - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@unesp.br