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Le Cid, de Corneille, o Teatro Clássico Francês, e a Gênese do Estado Moderno

Le Cid, by Corneille, the French Classical Drama and the genesis of the Modern State

RESUMO

O artigo homenageia o trabalho de Benzaquen de Araujo & Viveiros de Castro (1977) sobre Romeu e Julieta, peça shakespeareana que trataria da gênese do Estado Moderno superpondo-se e sobrepondo-se aos interesses privados, fundidos numa “sociedade civil” legalmente indiferenciada. Argumentamos que tal gênese da Sociedade Civil em si só não estabelece um modo de resolução dos conflitos entre interesses privados, o que será a tarefa histórica do Absolutismo. A peça de Corneille, Le Cid, que examinamos, trataria deste papel ativo do Estado pela resolução de uma história de amor e de vendetta. Conclui-se que Corneille e Shakespeare compartilhavam uma certa noção do indivíduo “domesticado”, “administrado”.

Palavras-chave:
Teatro Clássico Francês; Absolutismo; Estado Moderno; Pierre Corneille; Le Cid

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