Acessibilidade / Reportar erro

O ENSINAR EM MEDIOLANUM: imagens da morte na estela de Orensia Obsequente (Século I D.C.)

Teaching in Mediolanum: images of death in the stela of Orensia Obsequente (1st century AD) 1 1 Vale ressaltar que Luciane Munhoz de Omena e Ana Teresa Marques Gonçalves mencionam a estela de Orensia Obsequente na apresentação - Construindo os espaços da memória e da materialidade na Antiguidade - para a coletânea Memória e materialidade. Interpretações sobre Antiguidade. No entanto, cumprindo o objetivo preambular, as autoras apresentam as medidas da estela e, em seguida, relacionam-na à construção social de memória. Tema central da coletânea (2018, p. 11).

Resumo

As representações mortuárias no Mediterrâneo romano e sua natureza iconográfica são importantes para pensar a experiência social da morte e suas implicações culturais e antropológicas. Por meio da estela de Orensia Obsequente (Século I. d.C.), possivelmente uma preceptora doméstica, é possível realizar inferências sobre o ato de ensinar em Mediolanum em meio à tradição do pensamento pedagógico, bem como o status social das mulheres, considerado significativo para a emancipação feminina no período. A partir da reflexão é possível observar que a atuação das mulheres, seja na instância política, seja na atividade l aboral, permitiu que se transformassem em protagonistas no cenário social mediterrânico.

Palavras-chave:
Orensia Obsequente; pensamento pedagógico; emancipação feminina; Mediolanum

Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Campus de Assis, 19 806-900 - Assis - São Paulo - Brasil, Tel: (55 18) 3302-5861, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UNESP, Campus de Franca, 14409-160 - Franca - São Paulo - Brasil, Tel: (55 16) 3706-8700 - Assis/Franca - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@unesp.br