Acessibilidade / Reportar erro

O VALOR DA NARRATIVA DOS INFAMES PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

EL VALOR DE LA NARRATIVA DE LOS INFAMES PARA LA HISTORIA DE LAEDUCACIÓN

THE VALUE OF INFAMOUS NARRATIVES FOR HISTORY OF EDUCATION

LA VALEUR NARRATIVE DES INFÂMES POUR L'HISTOIRE DE L'ÉDUCATION

Resumo

Alinhados à História Cultural, pautamos a inclusão das memórias dos ex-alunos na História da Educação e a importância dos discursos de grupos menos valorizados, atribuindo-lhes uma centralidade nem sempre conferida pela memória oficial. Singulares, permitem esclarecer questões que as fontes prioritariamente usadas não permitem. Problematizamos o lugar dos infames na historiografia educacional brasileira revisando o debate que cristaliza versões gerais em contraposição a versões particulares.

Palavras-chave:
história da educação; história oral; memória; ex-alunos; infames

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com