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A ESCOLA ÉTNICA NA CIDADE DE SÃO PAULO E OS PRIMEIROS TONS DE UMA IDENTIDADE ITALIANA (1887-1912)

LA ESCUELA ÉTNICA EN LA CIUDAD DE SÃO PAULO Y LOS PRIMEIROS TONOS DE UNA IDENTIDAD ITALIANA (1887 - 1912)

THE ETHNIC SCHOOL IN THE CITY OF SÃO PAULO AND THE FIRST TONES OF AN ITALIAN IDENTITY (1887-1912)

L'ÉCOLE ETHNIQUE DE LA VILLE DE SÃO PAULO ET LES PREMIERS TONS D'UNE IDENTITÉ ITALIENNE (1887-1912)

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender a organização das escolas étnicas italianas estabelecidas na cidade de São Paulo como espaços de constituição de uma identidade nacional, uma italianidade. Para a construção do texto procedeu-se à análise documental de fontes, como estatutos, normas e programas para o funcionamento das escolas italianas; documentos do Ministério das Relações Exteriores da Itália; Anuários das escolas italianas no exterior; ordenamentos legais; jornais, livros, dentre outros. Os limites temporais referem-se ao período demarcado, de um lado, pela criação das escolas, e de outro pela produção de documentação normativa. Recorreu-se à categoria etnia como pilar de sustentação da análise empreendida.

Palavras-chave:
escolas étnicas; imigrantes italianos; escola elementar; São Paulo

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