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POSITIVISMO, ENSINO SECUNDÁRIO E CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL

POSITIVISMO, ENSEÑANZA SECUNDARIA Y CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL

POSITIVISM, SECONDARY EDUCATION AND DIFFERENTIAL AND INTEGRAL CALCULUS

POSITIVISME, ENSEIGNEMENT SECONDAIRE ET CALCUL DIFFÉRENTIEL ET INTÉGRAL

RESUMO:

O objetivo desta investigação é identificar as razões que motivaram a introdução de conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) no currículo do ensino secundário, em 1890, pela Reforma Benjamin Constant Botelho Magalhães, bem como a exclusão desses saberes no currículo em 1899. A realização da pesquisa implicou a mobilização do seguinte corpus documental: decretos da legislação brasileira do século XIX; jornais; livros originais de CDI; relatórios; programas de ensino do CDI; manuscritos de Benjamin Magalhães. A análise documental foi a metodologia utilizada na pesquisa e o referencial teórico utilizado foi tomado de autores da História Cultural. Concluímos que a proposta de Benjamin Constant foi a primeira tentativa de introduzir o CDI no ensino secundário, no Brasil. Magalhães pretendia seguir o modelo hierárquico de ciências positivas criado por Comte e incluir na matemática conteúdos de CDI para cumprirem função propedêutica para o ingresso no ensino superior.

Palavras-Chave:
reforma curricular; matemática; ensino

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