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RECEPÇÃO DE MANUAIS ESCOLARES: UM ESTUDO A PARTIR DOS COMUNICADOS E ATAS DAS REUNIÕES PEDAGÓGICAS DO GRUPO ESCOLAR GUSTAVO RICHARD (1946-1952)

RECEPTION OF TEXTBOOKS: A STUDY BASED ON THE ANNOUNCEMENTS OF TEACHERS AND THE MINUTES OF PEDAGOGICAL MEETINGS HELD AT GRUPO ESCOLAR GUSTAVO RICHARD (1946-1952)

RECEPCIÓN DE MANUALES ESCOLARES: UN ESTUDIO DESDE LOS COMUNICADOS Y ACTAS DE LAS REUNIONES PEDAGOGICAS DEL GRUPO ESCOLAR GUSTAVO RICHARD (1946-1952)

RECEPTION DE MANUELS SCOLAIRES: UNE ÉTUDE À PARTIR DES PROCÈS-VERBAUX ET DES ANNONCES DES ENSEIGNANTS DANS LES RÉUNIONS PÉDAGOGIQUES DE GRUPO ESCOLAR GUSTAVO RICHARD (1946-1952)

Resumo

Seguindo as novas tendências em investigação manualística este artigo tem como foco a recepção de manuais escolares prescritos pelo Departamento de Educação de Santa Catarina para subsidiar os estudos sobre a Escola Nova nas reuniões pedagógicas dos grupos escolares. Assim, privilegiam-se duas fontes complementares aos manuais: os comunicados apresentados pelas professoras nas reuniões pedagógicas do Grupo Escolar Gustavo Richard e as atas das mesmas. Tais fontes possibilitaram perceber quais problemas eram enfrentados pelas mestras, quais manuais foram selecionados para auxiliá-las a resolvê-los e quais as suas representações acerca das leituras realizadas. Para esta última questão foi utilizado o conceito de representação de Roger Chartier.

Palavras-chave:
manuais escolares; escola nova; grupo escolar; representação

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