Acessibilidade / Reportar erro

SABERES PROFISSIONAIS DO PROFESSOR QUE ENSINA GEOMETRIA: PROPOSTAS BELGAS NO RELATÓRIO DE LUIZ REIS (1892)1 1 Este artigo é resultado de pesquisa desenvolvida com auxílio da Fapesp. Agradecemos a leitura crítica e contribuições de Claudia Regina Boen Frizzarini na produção do artigo.

SABERES PROFESIONALES DEL PROFESOR QUE ENSEÑA GEOMETRÍA: PROPUESTAS BELGAS EN EL INFORME DE LUIZ REIS (1892)

PROFESSIONALS KNOWLEDGE OF THE GEOMETRY TEACHER: BELGIAN PROPOSALS IN LUIZ REIS' REPORT (1892)

SAVOIRS PROFESSIONNELS DE L'ENSEIGNANT QU’ENSEIGNE GEOMETRIE: PROPOSITIONS BELGES DANS LE RAPPORT DE LUIZ REIS (1892)

RESUMO

A presente investigação estuda os saberes profissionais do professor que ensina geometria, em circulação no Brasil, no final do século XIX. Em específico, busca-se caracterizar estes saberes nos relatos de Luiz Augusto dos Reis, professor brasileiro em missão pedagógica na Europa, especificamente na Bélgica. Assim sendo, pergunta-se: que saberes profissionais, para ensinar geometria nos primeiros anos escolares, podem ser caracterizados na análise dos registros de viagem do professor Luiz Reis? Para responder à questão, ampara-se nos estudos de Hofstetter e Schneuwly (2017) e utiliza-se, como fonte de investigação, o relatório de viagem produzido pelo docente. Pode-se dizer que Reis coloca em circulação, por meio de seu relatório, o que se espera do professor para o ensino de geometria no final do século XIX, um saber profissional em sintonia direta com as propostas do método intuitivo. As análises indicam uma alteração nos saberes a ensinar, outra ordem didático-pedagógica é recomendada. As mudanças no saber a ensinar articulam-se com a mobilização das ferramentas indicadas como saberes para ensinar, evidenciadas pelas atividades dos trabalhos manuais, de desenho, e das medidas. Está em jogo um novo saber profissional para o professor que ensina geometria, uma nova geometria para ensinar.

Palavras-chave:
saberes profissionais; circulação internacional; saberes geométricos; escola primária

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com