Acessibilidade / Reportar erro

A INSPIRAÇÃO NOS TRABALHOS "DOS GRANDES CENTROS DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS": CONSIDERAÇÕES SOBRE AS CLASSES INTEGRAIS DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ (1960-1967)

LA INSPIRACIÓN EN LOS TRABAJOS "DE LOS GRANDES CENTROS DE ESTUDIOS PEDAGÓGICOS": CONSIDERACIONES SOBRE LAS CLASES INTEGRALES DEL COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ (1960-1967)

INSPIRATION IN THE WORKS OF "THE GREAT CENTERS OF PEDAGOGICAL STUDIES": CONSIDERATIONS ABOUT THE CLASSES INTEGRAIS DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ (1960-1967)

INSPIRATION DANS LES TRAVAUX DES "GRANDS CENTRES D'ÉTUDES PÉDAGOGIQUES": CONSIDÉRATIONS SUR LES CLASSES INTEGRAIS DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ (1960-1967)

Resumo

Este texto apresenta considerações sobre as Classes Integrais do Colégio Estadual do Paraná, proposta de inovação pedagógica desenvolvida entre 1960 e 1967 na modelar instituição de ensino secundário localizada em Curitiba, Paraná. São explicitadas questões específicas relacionadas ao processo de elaboração do Plano de Organização da inovação educacional, com destaque às inspirações nos “grandes centros de estudos pedagógicos”. Foi possível perceber que o estudo das experiências realizadas em outras instituições de ensino possibilitou aos elaboradores do plano das Classes Integrais dar contornos a uma proposta singular em meio ao contexto das inovações educacionais no ensino secundário engendradas no Brasil nos anos 1950 e 1960.

Palavras-chave:
classes integrais; ensino secundário; inovações pedagógicas; Colégio Estadual do Paraná

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com