Acessibilidade / Reportar erro

LIVRO DIDÁTICO COMO INDÍCIO DA CULTURA ESCOLAR

THE TEXTBOOK AS SCHOOL CULTURE'S EVIDENCE

EL MANUAL ESCOLAR COMO INDICIO DE LA CULTURA ESCOLAR

LE MANUEL SCOLAIRE COMME L'INDICE DE LA CULTURE SCOLAIRE

Resumo

Neste artigo aborda-se as possibilidades de utilizar o livro didático como fonte para pesquisas, sobre a cultura escolar. Para isso discute as noções de livro didático, cultura escolar e cultura material. Examina-se vários exemplos de livros didáticos da França, Espanha, Argentina e do Brasil, abordando elementos constitutivos da cultura escolar, como conteúdos das disciplinas escolares, exercícios e atividades, avaliações, ideologias, valores morais e de civilidade, cotidiano escolar, sensibilidades estéticas materiais escolares e organização das práticas de ensino.

Palavras-chave:
livro didático; cultura escolar; cultura material; disciplinas escolares

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com