Acessibilidade / Reportar erro

A HISTORIA MAGISTRA VITAE NO BRASIL NO SÉCULO XIX: DARIO VELLOZO E OS ENSINAMENTOS DE HISTORIA

LA HISTORIA MAGISTRATIVA DE VITAE EN BRASIL EN EL SIGLO XIX: DARIO VELLOZO Y LAS ENSEÑANZAS DE LA HISTORIA

THE MAGISTRATIVE VITAE HISTORY IN BRAZIL IN THE XIX CENTURY: DARIO VELLOZO AND THE TEACHINGS OF HISTORY

L'HISTOIRE MAGNIFIQUE DE VITAE AU BRÉSIL AU XIX SIÈCLE: DARIO VELLOZO ET L'ENSEIGNEMENT DE L'HISTOIRE

Resumo

O presente artigo discute a maneira que Dario Vellozo utilizou a história como uma estratégia de intervenção social. Para darmos conta desse pleito, utilizamos como fonte algumas obras escritas, observando que a história deveria ensinar o presente sobre os erros e acertos do passado para que não ocorressem os mesmos enganos no futuro, nos mesmos moldes da historia magistra vitae, transformando o conhecimento histórico em uma importante faceta do conhecimento cultural para Vellozo.

Palavras-chave:
história; conhecimento histórico; história intelectual.

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com