Acessibilidade / Reportar erro

HENRI PIÉRON, ROBERTO MANGE E A HISTÓRIA DA PSICOTÉCNICA NO BRASIL: REPRESENTAÇÕES EM DISPUTA

HENRI PIÉRON, ROBERTO MANGE Y LA HISTORIA DE LA PSICOTÉCNICA EN BRASIL: REPRESENTACIONES EN DISPUTA

HENRI PIÉRON, ROBERTO MANGE AND THE HISTORY OF PSYCHOTECHNICS IN BRAZIL: REPRESENTATIONS IN CONTEST

HENRI PIÉRON, ROBERTO MANGE ET L'HISTOIRE DE LA PSYCHOTECHNIQUE AU BRÉSIL: REPRÉSENTATIONS EN CONFLIT

Resumo

Este artigo discute a gênese da psicotécnica nas décadas de 1920 a 1940, analisando, de forma comparada, três cursos de psicotécnica ministrados em São Paulo: por Roberto Mange, no Liceu de Artes e Ofícios, em 1926, e na Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo, em 1934; e por Henri Piéron, na Escola Normal de São Paulo, em 1926. A análise aqui envidada questiona a associação causal entre psicotécnica e taylorismo, que coloca o nome de Mange ao mesmo tempo como precursor e impulsionador das ideias de Taylor no Brasil. Além disso, ela mostra que, embora estes cursos respondam a projetos locais voltados à indústria e educação, eles expressam também a materialização de um projeto global, construído sobre ferramentas estatísticas, equipamentos padronizados e circulação internacional de textos e intelectuais, com implicações para a historiografia da psicologia no período.

Palavras-chave:
Henri Piéron; Roberto Mange; psicotécnica; historiografia

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com