Acessibilidade / Reportar erro

O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CURSO DE MATEMÁTICA DA FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE MONTES CLAROS - MG (1968-1978)

THE PROCESS OF MATHEMATICS’ TEACHER EDUCATION IN FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE MONTES CLAROS - MG (1968-1978)

EL PROCESO DE FORMACIÓN DE DOCENTES EN EL CURSO DE MATEMÁTICA DE LA FACULDAD DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE MONTES CLAROS - MG (1968-1978)

LE PROCESSUS DE FORMATION DES ENSEIGNANTS DES MATHÉMATIQUES DANS FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE MONTES CLAROS - MG (1968-1978)

Resumo

Este artigo relata os resultados de uma investigação sobre o período inicial (1968-1978) do curso de Matemática da Fafil - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Montes Claros, Minas Gerais. Além de documentos escritos, foram usadas 16 entrevistas, com base na metodologia da História Oral. O estudo mostra que, como em outras instituições brasileiras, a implantação do curso foi feita em caráter de urgência, num cenário de carência de professores do ensino secundário e superior. Mesmo tendo formado poucos licenciados em sua fase inicial, o curso pôde suprir algumas demandas. O modelo de formação adotado, calcado no rigor e na distinção, mostra a predominância da ideia de que as tarefas de ensinar e aprender Matemática eram destinadas aos bem dotados intelectualmente.

Palavras-chave:
formação de professores de Matemática; história oral; história do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com