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DA LAB SCHOOL DE CHICAGO ÀS ESCOLAS EXPERIMENTAIS DO RIO DE JANEIRO DOS ANOS 1930

FROM LAB SCHOOL OF CHICAGO TO EXPERIMENTAL SCHOOLS OF RIO DE JANEIRO IN 1930 YEARS

DE LAB SCHOLL DE CHICAGO A LAS ESCUELAS EXPERIMENTALES DE RÍO DE JANEIRO EN LOS AÑOS 1930

DU LAB SCHOOL DE CHICAGO AUX ÉCOLES EXPÉRIMENTALES DE RIO DE JANEIRO DES ANNÉES 1930

Resumo

Neste artigo abordam-se as relações entre o processo de expansão escolar e de difusão do conhecimento científico com as modernas formas de socialização e de organização pedagógica da escola. Parte-se de uma reflexão mais ampla sobre o sentido da instituição escolar e suas relações com a vida moderna e com o modelo republicano de governo para, em seguida, destacar as expectativas que cercaram a implantação das escolas experimentais no âmbito da Reforma Anísio Teixeira no Distrito Federal (1931-1935), em sintonia com o pragmatismo do filósofo norte- americano John Dewey (1859-1952). Adiante, ensaia-se uma interpretação sobre os modos de apropriação da pedagogia de Dewey no projeto das escolas experimentais.

Palavras-chave:
escola nova; pragmatismo; escolas experimentais

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