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RAÇA, MEMÓRIA E EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO NACIONAL DOS ESTADOS UNIDOS (XIX-XXI)

RAZA, MEMORIA Y EDUCACIÓN EN LA FORMACIÓN NACIONAL DE LOS ESTADOS UNIDOS (XIX-XXI)

RACE, MEMORY AND EDUCATION IN THE NATIONAL FORMATION OF THE UNITED STATES (XIX-XXI)

RACE, MÉMOIRE ET L'ÉDUCATION DANS LA FORMATION NATIONALE DES ÉTATS-UNIS (XIX-XXI)

RESUMO

Situado no contexto do movimento Black Lives Matter, o texto analisa momentos na história dos direitos civis durante o período da escravidão e no tempo pós-abolição, analisando o papel do judiciário e seus vínculos com questões de acesso e igualdade na educação. Ao colocar de lado a metanarrativa positivista sobre a expansão progressiva dos direitos na história norteamericana, analisamos momentos em que a ação do judiciário reforçou a escravidão e a segregação racial não apenas como marcos dessa história de políticas raciais, mas também como tentativas frustradas por parte de indivíduos e de movimentos sociais para expandir o acesso aos direitos humanos. Refletimos, ainda, sobre as maneiras com que a noção positivista de um avanço contínuo dos direitos tem coincidido com projetos de comemoração, memorialização, e romantização do passado escravagista, bem como de figuras ligadas à defesa da escravidão e da segregação racial.

Palavras-chave:
História; Estados Unidos; Racismo

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