Acessibilidade / Reportar erro

A HISTÓRIA DO ENSINO DA FILOSOFIA NO SISTEMA ESCOLAR FRANCÊS E BRASILEIRO

LA HISTORIA DE LA ENSEÑANZA DE LA FILOSOFÍA EN EL SISTEMA ESCOLAR FRANCÉS Y BRASILEÑO

THE HISTORY OF PHILOSOPHY TEACHING IN FRENCH AND BRAZILIAN SCHOOL SYSTEM

L’HISTOIRE DE L’ENSEIGNEMENT DE LA PHILOSOPHIE DANS LE SYSTÈME SCOLAIRE FRANÇAIS ET BRÉSILIEN

Resumo

O presente artigo tem como objeto a história do ensino da filosofia no sistema escolar francês e brasileiro. Nosso objetivo é mostrar que, na França, onde o ensino da filosofia está presente nos currículos escolares há séculos, sua importância foi questionada apenas algumas vezes ao longo da história; ou seja, sua história é marcada por uma estabilidade. Por outro lado, verificou-se que no Brasil o ensino da filosofia é marcado por uma instabilidade. Chegamos a essa conclusão graças a uma análise comparativa de discursos, cuja questão de pesquisa concerniu às representações sociais acerca da filosofia, na França e no Brasil. Ao buscarmos as causas que explicavam as representações sociais diferentes em ambos os países, pudemos verificar a que ponto o ensino da filosofia na França é estável, enquanto que no Brasil ele é marcado por idas e vindas nos currículos escolares.

Palavras-chave:
história; filosofia; Ensino Médio; França; Brasil

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com