Acessibilidade / Reportar erro

O IMAGINÁRIO SOCIAL DE DEMOCRACIA NO PROCESSO DE MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL (1985-1990)

EL IMAGINARIO SOCIAL DE DEMOCRACIA EN EL PROCESO DE MUNICIPALIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN PRIMARIA EN BRASIL (1985-1990)

THE SOCIAL IMAGINARY OF DEMOCRACY IN THE MUNICIPALIZATION OF ELEMENTARY EDUCATION PROCESS IN BRAZIL (1985-1990)

COMMENT L’IMAGINAIRE SOCIAL PEUT-IL INTERVENIR DANS UN CADRE DEMOCRATIQUE DANS LE PROCESSUS DE MUNICIPALISATION DE L’ECOLE PRIMAIRE AU BRESIL (1985-1990)

Resumo

Analisa-se o imaginário social de democracia da segunda metade da década de 1980, examinando de que forma ele influenciou a municipalização do Ensino Fundamental no Brasil. Objetiva-se, ainda, verificar como o municipalismo educacional em questão ajudou a construir o ideário segundo o qual instituições políticas localizadas contribuiriam para o aperfeiçoamento da democratização da sociedade. Foram analisados os debates veiculados nas instituições estruturantes da esfera pública, imprensa e parlamento. Concluiu-se que o imaginário de democracia que sustentou o municipalismo educacional durante a abertura política tinha grande capilaridade social, tendo sido decisivo para lançar as bases constitucionais de um amplo processo de reforma que só iria ser consolidado na década de 1990.

Palavras-chave:
municipalização; ensino fundamental; imaginário social; democracia

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com