Acessibilidade / Reportar erro

MODELOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS PÁGINAS DO TEACHERS COLLEGE RECORD (1900-1921)

MODELS FOR TEACHER TRAINING IN THE PAGES OF TEACHERS COLLEGE RECORD (1900-1921)

MODELOS PARA LA FORMACIÓN DE PROFESORES EN LAS PÁGINAS DEL TEACHERS COLLEGE RECORD (1900-1921)

DES MODÈLES POUR LA FORMATION DES ENSEIGNANTS DANS LES PAGES DE TEACHERS COLLEGE RECORD (1900-1921)

Este texto objetiva caracterizar os modelos de formação de professores postos em circulação pelo Teachers College da Universidade Colúmbia, sediado na cidade de Nova York, nas primeiras décadas do século 20. A fonte documental utilizada é o periódico Teachers College Record, que servia aos propósitos de divulgar o trabalho desenvolvido na instituição e contribuir para a construção da sua reputação acadêmica. Questões relativas à como ensinar constituíram o eixo da análise, em torno do qual foi possível detectar o entrelaçamento de objetivos pedagógicos, metodológicos e políticos que embasavam propostas de mudanças de procedimentos e de concepções para a formação de professores.

educação norte-americana; Teachers College; formação de professores; métodos de ensino


Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com