Acessibilidade / Reportar erro

PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS DE SEUS PAÍSES DE ORIGEM: O ITINERÁRIO DOS MANUAIS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PUBLICADOS PARA SUBSIDIAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL

MÁS ALLÁ DE LAS FRONTERAS DE SUS PAÍSES DE ORIGEN: EL ITINERARIO DE LOS MANUALES DE HISTORIA DE LA EDUCACIÓN PUBLICADOS PARA SUBVENCIONAR LA FORMACIÓN DE PROFESORES EN EL BRASIL

BEYOND THE BORDERS OF THEIR COUNTRIES OF ORIGIN: THE PATH OF HISTORY OF EDUCATION MANUALS PUBLISHED TO SUBSIDIZE TEACHER TRAINING IN BRAZIL

AU-DELÀ DES FRONTIÈRES DE LEUR PAYS D'ORIGINE: L'ITINÉRAIRE DES MANUELS D'HISTOIRE DE L'ÉDUCATION PUBLIÉS POUR SUBVENTIONNER LA FORMATION DES ENSEIGNANTS AU BRÉSIL

Resumo

Este trabalho é resultado da pesquisa historiográfica sobre os manuais de História da Educação (HE) que subsidiaram os cursos de formação de professores, a partir de 1930, no Brasil. A perspectiva metodológica visa analisar o itinerário dos manuais de HE, destacando principalmente a produção e circulação das obras em cenário internacional e nacional. Por meio da pesquisa, concluímos que os manuais contribuem para a memória da formação docente e para a própria história da HE no Brasil.

Palavras-chave:
manuais de História da Educação; formação de professores; historiografia da educação

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com